24/5/20

Tenha coragem

Acredito que descobrimos o que gostamos mais pelas experiências e tentativas do que pelo simples fato de nascer para fazer algo. É mais ir riscando o que não gosta, do que saber o que fazer.

2 minutos de insights

Lorem ipsun dolor.

A nossa educação além de não estimular a criatividade está punindo severamente o erro. Crescemos com medo de fracassar e o medo assassina cruelmente a criatividade. Afinal, eu não quero ficar vermelho na frente dos meus coleguinhas. O tempo cura tudo. Esse é o maior clichê do mundo. É engraçado como algumas citações trazem uma mensagem tão forte, mas tão forte que de tanto serem usadas se tornam banais. O tempo cura tudo, até mesmo a contribuição que você deu na reunião e ninguém deu bola.

No mundo existem 2 grupos de pessoas: as pessoas que saem da zona de conforto por coragem, e as pessoas que saem da zona de conforto por obrigação e por não terem outra alternativa. As do primeiro grupo são "fodas" e merecem o nosso respeito. Na zona de conforto não existe aprendizado. Assim como a criatividade, aprender é na base da tentativa e erro, e não existe conforto onde tem erro ou onde tem fracasso. 

Acredito que descobrimos o que gostamos mais pelas experiências e tentativas do que pelo simples fato de nascer para fazer algo. 

É mais ir riscando o que não gosta, do que saber o que fazer. Assim funciona o processo criativo. Toda vez que sugerimos uma nova ideia e ela não é bem aceita, temos que riscar e assumir um pequeno fracasso. O errado é lidar com esse mini fracasso como algo ruim, sendo que na verdade, ele é um passo inevitável a caminho das boas ideias. Por isso, tenha coragem. Não tenha medo de falar o que pensa e de parecer ridículo. O tempo cura tudo, lembra? Tem mais pessoas arrependidas no mundo por não terem feito algo, do que por terem tentado. Se permita errar, deixe as ideias fluírem e entenda que cada vez você vai estar mais perto do acerto. Cada vez você vai estar mais longe da primeira resposta e mais perto da verdadeira criatividade. Pra ser criativo, você tem que transpirar. Durante a criação você tem que ter quantidade para ter qualidade. O esforço é muito importante para fazer novas conexões. 

"A genialidade é 1% inspiração e 99% transpiração." Thomas Edison.

No Vale do Silício, o lugar mais inovador do mundo, eles usam muito uma frase: 

"Fail fast fail often". 

Falhe rápido e falhe com frequência. Lá as pessoas que mais falharam por motivos diversificados são admiradas. Eles entendem que isso faz parte do jogo. A criatividade é como um jogo de poker, você deve aumentar a sua probabilidade de ter resultados, mas nunca terá a certeza da vitória. Se exponha mais, tenha mais ideias e você terá muito mais chances de ter um bom insight.

Quer ter mais insights sobre criatividade? Veja o conteúdo completo em Como ser mais Criativo.

Lorem ipsun dolor.

INSIGHTS CRIATIVOS

RECEBA minha falta de juizo no seu email

Wohoo! Fica de olho no e-mail que novos conteúdos serão lançados em breve.
Oops! Something went wrong while submitting the form.
SUAS INFORMAÇÕES ESTÃO SEGURAS