16/8/19

Observe e absorva

As ideias não nascem do nada. Sempre são conexões do nosso repertório que estão guardadas na cabeça. Aliás, quanto mais repertório mais fácil é a criação de novas ideias.

2 minutos de insights

Pense fora da caixa, pense fora da caixa, pense fora da caixa. Como vamos pensar fora da caixa se precisamos do que está na caixa para criar? Digamos que a caixa é onde guardamos o nosso repertório, nossas experiências, nossa genética e a nossa forma de observar o mundo. E Ninguém pode tirar isto de nós. Podemos pensar dentro da caixa, porém precisamos deixar ela aberta. Afinal, precisamos de tudo que tem nela para sermos criativos.

As ideias não nascem do nada. 

Sempre são conexões do nosso repertório que estão guardadas na cabeça. Aliás, quanto mais repertório mais fácil é a criação de novas ideias. Por isso é tão importante ser observador, para armazenar mais informações e ter mais referências na hora do processo criativo. Abra sua caixa, traga coisas novas, decore ela por dentro e veja tudo que está acontecendo lá fora, isso vai ser incrível. Quanto mais variados os objetos da sua caixa, maior será a inovação. Quebre sua rotina para encontrar mais inspiração e ter estímulos diferenciados. Vá por um caminho diferente para o trabalho, caminhe pela sua vizinhança e preste atenção nos detalhes que estão ao nosso redor. Assim podemos extrair melhores aprendizados de cada minúsculo momento. A pessoa criativa é aquela que enxerga o que ninguém vê. Mas não só em momentos de criação, em todos os momentos da vida. Elas não vivem no piloto automático como a grande maioria. Você sabe quem é o melhor piloto automático? O robô. Então use a sua capacidade crítica de enxergar o mundo para se diferenciar da máquina e das pessoas que enxergam mas não param para ver. 

O criativo é um crítico ativo 24 horas que não descansa nem quando dorme. E é isso que veremos no processo de incubação.

Quer ter mais insights sobre criatividade? Veja o conteúdo completo em Como ser mais Criativo.

Web Designer e estudante de criatividade, curte questionar o mundo e analisar o comportamento de nós seres humanos. É fundador do projeto Pagebooks que entrega conteúdos fodas com uma apresentação impecável através do bom design.

VER TODOS OS POSTS
INSIGHTS CRIATIVOS

RECEBA minha falta de juizo no seu email

Wohoo! Fica de olho no e-mail que novos conteúdos serão lançados em breve.
Oops! Something went wrong while submitting the form.
SUAS INFORMAÇÕES ESTÃO SEGURAS