3/2/19

Criatividade não é dom

A criatividade é uma das características mais fundamentais do ser humano. Todos nós nascemos com ela. Quando eu digo "nós", me refiro a nós seres humanos. É bom deixar claro, já que existem textos sendo escritos por robôs.

2 Minutos de insights

Já parou pra pensar que as vezes esquecer pode ser mais importante que lembrar? Durante o nosso desenvolvimento vamos adquirindo muitas crenças e pouquíssimas vezes paramos para questionar. 

Deixe eu te desensinar algo. Criatividade não é um dom. Podemos sim, aprender a ser mais criativos.

A criatividade é uma das características mais fundamentais do ser humano. Todos nós nascemos com ela. Quando eu digo "nós", me refiro a nós seres humanos. É bom deixar claro, já que existem textos sendo escritos por robôs. Dizem que o criativo é a criança que sobreviveu. Abraham Maslow tem uma frase legal:  

"O homem criativo não é aquele comum que se acrescentou algo. O homem criativo é o homem comum no qual não se tirou nada". 

Você já deve ter notado como as crianças são criativas. Falam o que pensam, sem medo do julgamento e fazem conexões improváveis pois ainda não tem um repertório amarrado por crenças limitantes. Acontece que durante todo o nosso crescimento vamos sendo "bloqueados" pela sociedade, tentando nos encaixar nos padrões predefinidos. Nossos pais dizem "não fala bobagem menino" quando tentamos pensar fora da caixa e nossos professores desenham um circulo oval quando não acertamos as respostas do gabarito. Thomas Edison aos 7 anos foi expulso da escola por ser considerado um "atrasado mental" sendo que na verdade era movido pela curiosidade por querer saber o porquê de tudo. Crescemos, estudamos, nos formamos, procuramos um emprego formal e acreditamos que esse é o ciclo natural da vida. 

Dividimos as pessoas em 2 grupos: pessoas criativas e pessoas não criativas. Ser criativo? Eu não nasci pra isso. Atribuímos a criatividade e as boas ideias a uma inspiração divina, fora de controle e somente para artistas, músicos e profissionais de publicidade e propaganda.

Na vida, as vezes temos que apagar algo para escrever algo novo. Gostaria que você apagasse da sua mente que criatividade é um dom. Todos nós somos criativos, e estamos sendo criativos desde que o mundo é mundo. O que mudou no meio do percurso é que algumas pessoas foram mais bloqueadas do que as outras. Entenda que a criatividade pode sim ser treinada e que não precisamos de ferramenta nenhuma para praticar, somente a nossa imaginação. Assim como várias outras, a criatividade é uma habilidade que pode ser desenvolvida através da repetição. 

Mas como eu posso treinar a minha criatividade? 

Ao longo dessa viagem muito louca, você vai entender bem como fazer isso. Antes disso, deixa eu explicar mais uma coisa. Quando estimulamos o nosso cérebro com novas ideias ou aprendemos algo novo, ele se expande, se adapta e se molda criando novas conexões. Isso se chama Neuroplasticidade. É a nossa capacidade de continuar sempre aprendendo. Ou seja, quanto mais estimulo, mais conexões nervosas temos e mais fácil se torna o processo criativo.

Quer ter mais insights sobre criatividade? Veja o conteúdo completo em Como ser mais Criativo.

Web Designer e estudante de criatividade, curte questionar o mundo e analisar o comportamento de nós seres humanos. É fundador do projeto Pagebooks que entrega conteúdos fodas com uma apresentação impecável através do bom design.

VER TODOS OS POSTS
INSIGHTS CRIATIVOS

RECEBA minha falta de juizo no seu email

Wohoo! Fica de olho no e-mail que novos conteúdos serão lançados em breve.
Oops! Something went wrong while submitting the form.
SUAS INFORMAÇÕES ESTÃO SEGURAS