24/5/20

Criatividade não é dom

A criatividade é uma das características mais fundamentais do ser humano. Todos nós nascemos com ela. Quando eu digo "nós", me refiro a nós seres humanos. É bom deixar claro, já que existem textos sendo escritos por robôs.

2 Minutos de insights

Lorem ipsun dolor.

Já parou pra pensar que as vezes esquecer pode ser mais importante que lembrar? Durante o nosso desenvolvimento vamos adquirindo muitas crenças e pouquíssimas vezes paramos para questionar. 

Deixe eu te desensinar algo. Criatividade não é um dom. Podemos sim, aprender a ser mais criativos.

A criatividade é uma das características mais fundamentais do ser humano. Todos nós nascemos com ela. Quando eu digo "nós", me refiro a nós seres humanos. É bom deixar claro, já que existem textos sendo escritos por robôs. Dizem que o criativo é a criança que sobreviveu. Abraham Maslow tem uma frase legal:  

"O homem criativo não é aquele comum que se acrescentou algo. O homem criativo é o homem comum no qual não se tirou nada". 

Você já deve ter notado como as crianças são criativas. Falam o que pensam, sem medo do julgamento e fazem conexões improváveis pois ainda não tem um repertório amarrado por crenças limitantes. Acontece que durante todo o nosso crescimento vamos sendo "bloqueados" pela sociedade, tentando nos encaixar nos padrões predefinidos. Nossos pais dizem "não fala bobagem menino" quando tentamos pensar fora da caixa e nossos professores desenham um circulo oval quando não acertamos as respostas do gabarito. Thomas Edison aos 7 anos foi expulso da escola por ser considerado um "atrasado mental" sendo que na verdade era movido pela curiosidade por querer saber o porquê de tudo. Crescemos, estudamos, nos formamos, procuramos um emprego formal e acreditamos que esse é o ciclo natural da vida. 

Dividimos as pessoas em 2 grupos: pessoas criativas e pessoas não criativas. Ser criativo? Eu não nasci pra isso. Atribuímos a criatividade e as boas ideias a uma inspiração divina, fora de controle e somente para artistas, músicos e profissionais de publicidade e propaganda.

Na vida, as vezes temos que apagar algo para escrever algo novo. Gostaria que você apagasse da sua mente que criatividade é um dom. Todos nós somos criativos, e estamos sendo criativos desde que o mundo é mundo. O que mudou no meio do percurso é que algumas pessoas foram mais bloqueadas do que as outras. Entenda que a criatividade pode sim ser treinada e que não precisamos de ferramenta nenhuma para praticar, somente a nossa imaginação. Assim como várias outras, a criatividade é uma habilidade que pode ser desenvolvida através da repetição. 

Mas como eu posso treinar a minha criatividade? 

Ao longo dessa viagem muito louca, você vai entender bem como fazer isso. Antes disso, deixa eu explicar mais uma coisa. Quando estimulamos o nosso cérebro com novas ideias ou aprendemos algo novo, ele se expande, se adapta e se molda criando novas conexões. Isso se chama Neuroplasticidade. É a nossa capacidade de continuar sempre aprendendo. Ou seja, quanto mais estimulo, mais conexões nervosas temos e mais fácil se torna o processo criativo.

Quer ter mais insights sobre criatividade? Veja o conteúdo completo em Como ser mais Criativo.

Lorem ipsun dolor.

INSIGHTS CRIATIVOS

RECEBA minha falta de juizo no seu email

Wohoo! Fica de olho no e-mail que novos conteúdos serão lançados em breve.
Oops! Something went wrong while submitting the form.
SUAS INFORMAÇÕES ESTÃO SEGURAS